É o recurso da Internet, cuja tarefa consiste em recolher, analisar e propagar a informação referente ao papel importante do enxofre na nutrição de plantas.

Se é possível aplicar fertilizantes sem enxofre? Se isso praticou-se antes, e se as colheitas foram boas?

Pode-se aplicar fertilizantes sem enxofre, mas, mesmo quando a deficiência de enxofre no solo não é considerável, perde-se a colheita adicional, e a qualidade dos grãos reduz-se, tendo menos proteínas, vitaminas e glúten. Além disso, foi provado cientificamente que o uso dos fertilizantes que contém enxofre contribui para a absorção pelas plantes do nitrogénio do solo, reduzindo-se desta forma a sua lixiviação. Portanto o uso dos fertilizantes que contém enxofre é mais eficiente. Porquê é praticado o uso do fertilizante que contém enxofre? Para ganhar mais!

Quais são fertilizantes existentes que contêm enxofre?

Analisemos fertilizantes universais e amplamente usados que contêm enxofre, assim como respetivos vantagens e desvantagens:

  • - Gesso – fonte barata de enxofre, fertilizante neutro. A sua desvantagem é a solubilidade reduzida em água.
  • - Enxofre elementar - fonte barata. Mas o enxofre puro não pode ser absorvido pelas plantas. No solo realiza-se a oxidação do enxofre até iões de sulfato quando estão criadas certas condições (temperatura, humidade), sendo necessário para isso um período de alguns dias a algumas semanas. É necessário também tomar em consideração que a conversão do enxofre em iões de óxido decorre com perdas consideráveis, isto é, de 10%.
  • - Sulfato de amónio é fertilizante caro. Além disso é cristalino (pó), dificultando-se desta forma a sua aplicação por meio da dispersão. A proporção N:S 2:1 demonstra a concentração muito alta do enxofre (a planta não precisa destas quantidades do fertilizante). Devido à reação ácida este fertilizante destina-se para o uso específico.
  • - Sulfato de cálcio e sulfato de magnésio são um pouco mais caros que as fontes acima citadas de enxofre.
  • - Nitrosulfato - fonte barata de enxofre. Há fertilizantes com várias proporções de N:S.

Se o enxofre acidifica o solo?

Isso depende antes de tudo das combinações em que o enxofre está (veja a pergunta "Quais são fertilizantes existentes que contêm enxofre?")

Se é admitido usar fertilizantes que contêm enxofre nos solos ácidos/alcalinos?

Afirmativo. Mas é necessário tomar em consideração o próprio fertilizante. Por exemplo, é expressamente proibido aplicar fertilizantes fisiologicamente ácidos nos solos com reação ácida da solução de solo. Ao mesmo tempo o uso destes nos solos altamente alcalinos pode contribuir para o melhoramento do solo. Os mais universais são fertilizantes minerais fisiologicamente neutros que contêm enxofre.

Para que é necessário o enxofre?

O enxofre é necessário para as plantas por participar nos processos da síntese da proteína. No caso da carência do enxofre no solo a planta deixa de produzir proteínas. Portanto o valor nutritivo da colheita reduz-se.

Se todas as plantas precisam da nutrição com enxofre, e se é possível evitar o uso do enxofre?

Enxofre é indispensável para todas as plantas sem excepção. Mas a necessidade neste elemento é variável. A informação mais detalhada sobre a quantidade necessária do enxofre para certas culturas está no capítulo "Calculador de enxofre" do nosso site.

Como detetar a carência da nutrição com enxofre das plantas?

Considerando índices primários da carência da nutrição das plantas com enxofre, é fácil confundi-la com a carência da nutrição com nitrogênio, porque as folhas amareladas e torcidas, caule frágil e o atraso em desenvolvimento geral das plantas são caraterísticos para ambos os casos. Para detetar com certeza o elemento em falta para uma planta é necessário realizar a análise química do solo. Não obstante, esta atividade exige muito trabalho e muito tempo, e, além disso, nem sempre há condições para realizá-la.

O que se deve fazer para evitar a carência de enxofre?

É necessário completar oportunamente as reservas do enxofre no solo extraídas pela colheita e removidas da profundidade do solo.

Quais solos são mais expostos à lixiviação de enxofre?

Os solos mais expostos à lixiviação de enxofre são os das zonas com clima húmido e chuvoso, assim como os territórios com agricultura intensa.

Quais são as normas da aplicação de enxofre para diversas culturas?

A informação mais detalhada sobre as normas da aplicação de enxofre está no capítulo "Calculador de enxofre" do nosso site.

Se há informação, quantos kg/ha de enxofre devem ser aplicados no solo, e como se realiza o cálculo do volume do fertilizante a ser aplicado?

O cálculo é realizado, tomando em consideração o teor em massa de enxofre no respetivos fertilizante que contém o enxofre. Isto diz respeito a todos os outros elementos (tradicionalmente, ao nitrogênio).

Qual elemento é mais importante para uma planta: nitrogénio ou enxofre?

Ambos os elementos são de importância vital para as plantas. Os dois contribuem para a produção de proteínas. Além disso, estes dois elementos no caso da aplicação simultânea no solo possuem o efeito da interação (sinergismo).

Porquê é melhor aplicar enxofre junto com nitrogênio?

No caso da aplicação simultânea no solo nitrogénio e enxofre possuem o efeito da interação. O sinergismo consiste no aumento da absorção deste e de outros elementos nutritivos pela planta, melhorando-se desta forma as propriedades nutritivas da colheita. A informação mais detalhada sobre as normas da aplicação de enxofre está no capítulo "Sinergismo de nitrogênio e de enxofre" do nosso site.