É o recurso da Internet, cuja tarefa consiste em recolher, analisar e propagar a informação referente ao papel importante do enxofre na nutrição de plantas.
Tempo do enxofre > Sobre o enxofre > Efeito de enxofre como nutriente das plantas

Informação geral sobre enxofre como nutriente para certas culturas agrícolas

Cereais

Trigo

Uma boa colheita pode ser garantida só quando o trigo cresce no solo altamente fértil. Não obstante, esta cultura pode ser cultivada geralmente em todos os tipos do solo com excepção dos ligeiros arenosos, ácidos e turfosos. A formação do sistema radicular é mais eficiente, quando pH da solução do solo está no intervalo de 6.5 a 7.5.

A colheita de trigo pode ser aumentada adicionalmente em 600-2000 kg/ha, aplicando fertilizantes que contém enxofre, e quando a dosagem do enxofre (S) é de 10-30 kg S/ha (Duggan e co-autores, 2010).

Arroz

No que diz respeito à fertilidade do solo, o arroz é a cultura menos exigente neste sentido que outras culturas cerealíferas. Esta cultura cresce bem nos solos friáveis ricos em húmus e nutrientes, com baixa impermeabilidade e densa camada inferior do solo. O nível de pH da solução do solo deve estar no intervalo entre 5.6 e 6.5. Uma tonelada das espécies modernas de alto rendimento retira do solo cerca de 5 kg do enxofre por hectare.

Aplicando 20-80 kg S/ha (do enxofre elementar e do sulfato de amónio), pode-se aumentar o rendimento da colheita de arroz em 510-590 kg/ha (Bespalov, 2004). Além disso, aumenta-se a qualidade dos grãos. Halliday e Trenkel (1992) comunicam na respetiva revista de outras pesquisas o aumento da colheita de cereais até 12% à custa da aplicação dos fertilizantes que contém enxofre a nível de 415 kg/ha. Bian e Islam (1989) descobriram que a aplicação de S além da aplicação de nitrogénio, fósforo e potássio (NPK) aumentava a colheita a 30-79%, comparando com a aplicação dos fertilizantes que contém apenas nitrogénio, fósforo e potássio (Halliday e Trenkel, 1992).

Milho

O milho é muito sensível à fertilidade do solo. O nível óptimo de рН é de 6 a 7.2. Esta cultura cresce mal nos solos ácidos. Uma tonelada do milho colhido retira do solo cerca de 30 kg S/ha.

Adhikary e Pandey (2007) comunicam o crescimento da colheita do milho a 1790 kg/ha, aplicando 20 kg S/ha.

Culturas oleaginosas

Soja

A soja pode ser cultivada em todos os tipos do solo com excepção do pantanoso, arenoso, alcalino e salino. O nível óptimo de рН é de 6.5-7.5. A colheita de 1 t/ha retira do solo até 40 kg S.

Os grãos de soja precisam de cerca de 15 a 40 kg S/ha para eliminar a deficiência de S (Jez e co-autores, 2008).

Colza de Inverno

Esta cultura pode ser cultivada em muitos tipos do solo, tendo nível diferente de рН. Contudo, boa colheita de colza pode ser garantida nos solos férteis com reação neutra da solução do solo. Os solos ácidos e pantanosos são pouco úteis. A colza é muito sensível à deficiência do S no solo.

A aplicação de 22.5 e 30 kg S/ha garante o crescimento da colheita de sementes da colza de Inverno a 260 e a 330 kg/há, respetivamente (Ling, 2000). A melhor colheita e a melhor qualidade das sementes podem ser garantidas, aplicando-se 70-80 kg S/ha. A aplicação de 75 kg S/ha resultou num crescimento na colheita de grãos até 340 kg/ha (Halliday e Trenkel, 1992).

Mostarda

A mostarda pode ser cultivada em diferentes tipos de solos bem drenados, sendo esta cultura adaptada de melhor forma aos solos argilosos férteis bem drenados. Para esta cultura são desejáveis os solos, cujo nível de рН é próximo ao neutro. Contudo, a cultura é capaz de crescer nos solos alcalinos ligeiramente salinas.

Olach e co-autores (1980) determinaram que o crescimento da colheita só podia acontecer no caso da aplicação simultânea da grande quantidade de nitrogénio e de S. A aplicação de 60 kg/ha de S aumenta o conteúdo do óleo a 16%.

Girassol

O girassol precisa dos solos férteis ricos em húmus. O uso dos solos arenosos, friáveis e salgados é capaz de originar certos problemas.

O rendimento da colheita de cereais cresce em proporção direta ao aumento do número dos fertilizantes que contém enxofre. A colheita máxima de cereais a nível de 1500 kg por hectare pode ser garantida, aplicando 80 S kg/ha (Nasreen e Hug, 2002).

Raízes e tubérculos

Batata

Esta cultura cresce na maioria dos solos, quer orgânicos, quer minerais. A batata precisa de um рН mínimo (5.5), assim como uma alcalinidade do solo extremamente baixo.

A aplicação de S a nível de 15, 30 e 45 kg/ha garante o crescimento da colheita de raízes a 0.03, a 0.06 e a 0.14 kg por planta, respetivamente (Sharma e co-autores, 2011).

Culturas hortícolas

Tomate

Os tomates podem ser cultivados em diferentes condições, exigindo, todavia, esta cultura solos férteis. O intervalo do nível de рН é entre 5.5 e 7.1.

É de ressaltar o crescimento da colheita de tomates a 9150 kg/ha aplicando-se 133 kg S/ha. (Belinski e co-autores, 2007).